Existem vários tipos de rugas como as dinâmicas que só aparecem quando a pessoa realiza a expressão facial e somem quando está em repouso, as estáticas, que são aquelas que persistem mesmo quando o paciente não está usando a mímica facial e as rugas de sono, também conhecidas como “sleep lines”, que são aquelas formadas quando o paciente dorme de lado ou bruços e geralmente para o mesmo lado, comprimindo a pele sempre nos mesmos locais e causando os vincos.
Vamos falar das rugas dinâmicas e seu principal tratamento, o uso da toxina botulínica.
1- O que é?
Conhecida popularmente como “Botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
2- Modo de Ação:
Causa a paralisia do músculo no qual é injetado através do bloqueio de uma substância chamada acetilcolina no nervo motor. Desse modo o músculo fica temporariamente paralisado até que o nervo se recupere.
3- Duração:
A ação da toxina inicia-se entre 24 e 72h da aplicação, atingindo um efeito expressivo entre 7 e 14 dias e resultado máximo em 1 mês. Esse efeito persiste entre 3 e 6 meses, dependendo de cada organismo.
4- Indicações:
Sua principal indicação é o tratamento de rugas dinâmicas. Na forma estática a toxina está indicada apenas quando as linhas são finas e não estão profundas. Para rugas profundas deve-se associar técnicas de tratamento, visto que o uso isolado da toxina não consegue “apagar” essas linhas. Por isso não há uma idade padrão para se fazer uso da técnica. Uma paciente de 20 anos que use muito a musculatura facial e tenha uma pele fina pode já se beneficiar do procedimento enquanto uma mulher de 40 anos que use pouco a mímica facial ainda não o precise.
5- Contra-Indicações:
Como não existem estudos disponíveis não é recomendado em caso de gravidez. No aleitamento deve-se analisar caso a caso. Contra-indicado em algumas doenças neuromusculares como miastenia gravis e esclerose lateral amiotrófica.
6- Efeitos adversos:
A maioria dos efeitos adversos é leve e passageiro. Entre os mais comuns estão a ardência durante a aplicação, equimoses nos locais de picadas da agulha e dor de cabeça. Ainda há a possibilidade de assimetrias faciais e ptose(queda) das sobrancelhas.
A toxina botulínica é o procedimento mais realizado e pedido nos consultórios dermatológicos e ainda é uma das melhores opções de tratamento quando bem indicada.
- Autobronzeadores - 12/03/2020
- Queimadura solar. O que fazer? - 02/03/2020
- Checklist: O que levar para a praia com bebê - 20/02/2020